Separado Para Deus

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Hulda, A Profetisa


Hulda forma feminina de Helede, que significa “Duração da Vida; Sistema de Coisas”; ou, possivelmente: “Espálace”.
Esposa de Salum; profetisa que morava em Jerusalém durante o reinado do fiel Rei Josias, de Judá.
Quando Josias ouviu a leitura do “próprio livro da lei”, encontrado por Hilquias, o sumo sacerdote, durante a obra de restauração do templo, ele enviou uma delegação para indagar de Deus. Esta dirigiu-se a Hulda, a qual, por sua vez, transmitiu a palavra de Deus, que indicava que todas as calamidades decorrentes da desobediência, registradas no “livro”, recairiam sobre aquela nação apóstata. Hulda acrescentou que Josias, por se ter humilhado perante Deus, não contemplaria essa calamidade, mas que ele seria ajuntado a seus antepassados e levado ao seu cemitério em paz. — 2 Reis 22:8-20; 2 Crônicas 34:14-28.
Alguns consideram errada a profecia de Hulda, visto Josias ter morrido numa batalha desnecessária. (2 Reis 23:28-30) No entanto, a “paz” em que Josias seria ajuntado ao seu cemitério obviamente é contrastada com “a calamidade” que sobreviria a Judá. (2 Reis 22:20; 2 Crônicas 34:28) Josias morreu antes da vinda desta calamidade em 609-607 AEC, quando os babilônios sitiaram e destruíram Jerusalém. Além disso, que a expressão ‘ser ajuntado aos seus antepassados’ não necessariamente exclui ter uma morte violenta em guerra é indicado pelo uso da expressão comparável ‘deitar-se com os seus antepassados’, que se refere tanto à morte em batalha como à morte não-violenta.

Hulda - Uma Profetisa Influente
Ouvindo a leitura do “próprio livro da lei”, encontrado no templo, o Rei Josias ordenou que Safã e mais quatro altas autoridades fossem “consultar a Jeová” sobre o livro. (2 Reis 22:8-20) Onde essa delegação podia encontrar a resposta? Jeremias, e possivelmente Naum e Sofonias, todos profetas e escritores bíblicos, viviam em Judá naquela época. No entanto, a delegação se dirigiu a Hulda, a profetisa.
O livro Jerusalém — An Archaeological Biography (Jerusalém — Uma Biografia Arqueológica) comenta: “O que é digno de nota nesse episódio é que não há nenhuma conotação de (preconceito) sexista. Ninguém achou impróprio que uma comissão formada só de homens tivesse levado o Rolo da Lei para uma mulher o avaliar. Quando ela declarou que era a palavra do Senhor, ninguém questionou a autoridade dela para definir a questão. Esse episódio muitas vezes é despercebido por eruditos que avaliam o papel desempenhado por mulheres no Israel antigo.” Naturalmente, a mensagem recebida era de Deus.




Abraços e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

Neander Silvestre

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado. Espero revê-lo aqui novamente com seus comentários. E não deixe de seguir meu blog. Que Deus abençoe a sua vida. Abraços e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

      Excluir