Foto de James C. Lewis: https://fineartamerica.com/profiles/2-cornelius-lewis.html?tab=artwork&page=1
Não se sabe muito sobre Naamah, acredito que das biografias aqui, ela seja a menor que farei, porém, o pouco que achei segue.
Espero que possa ajudar ou se alguém souber mais sobre ela nos ajude nos comentários e o principal referências bíblicas ou respaldo bíblicos gosto de ler pelas referências.
Naamah ("agradável") era uma antiga rainha consorte. Uma rainha consorte é a esposa de um rei reinante (ou uma consorte de imperatriz no caso de um imperador ). Uma rainha consorte geralmente compartilha a posição social e o status do marido. Ela detém o equivalente feminino dos títulos monárquicos do rei, mas historicamente, ela não compartilha os poderes políticos e militares do rei. Uma rainha reinante é uma rainha com todos os poderes de um monarca, que (geralmente) se tornou rainha ao herdar o trono após a morte do monarca anterior.
Salomão tinha setecentas esposas e cerca de trezentas concubinas. As suas mulheres são descritas como princesas estrangeiras, incluindo a filha do Faraó e as mulheres de Moab, Ammon, Sidon e dos hititas. A única mulher que ele teve que é mencionada por nome é Naamah, a filha do Faraó.
Nas escrituras hebraicas aparece que ela se casou com o rei da Monarquia Unida de Israel (Salomão) para cimentar uma aliança política com o Egito.
O rei Salomão se envolveu com as mulheres amonitas. Uma delas, por nome de Naamah, foi mãe de seu filho Roboão (1 Reis 14:21,31; 2 Crônicas 12-13). Mas o envolvimento de Salomão com as mulheres estrangeiras, incluindo as amonitas, foi desastroso. Para agradá-las, ele acabou adorando a falsos deuses. Entre essas divindades estava Milcom (ou Moloque), o deus nacional dos amonitas (1 Reis 11:1-33). Salomão chegou a construir altares dedicados a esses falsos deuses que foram destruídos somente com as reformas do rei Josias (2 Reis 23:13).
Naamah esposa do rei Salomão, filha do Rei Amom (Amonita) e mãe de seu herdeiro Roboão como disse anteriormente, de acordo com 1 Reis 14: 21-31 e 2 Crônicas 12:13 na Bíblia Hebraica . Ela era amonita e era a rainha mãe de Israel ou Judá que era estrangeira. Ela também foi a única das esposas de Salomão a ser mencionada, dentro da Bíblia Hebraica , como tendo tido um filho.
Obs.: Infelizmente é o que consegui sobre Naamah.
Abraços e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.
Neander Silvestre
Olá Neander!
ResponderExcluirEstou estudando sobre a Naamá, não consegui muitas informações. Mas estou muito empenhada a entender o por que que dentre todas as esposas, somente ela é mencionada. Gostaria de saber se depois da sua publicação teve maus informações?
Desde de já agradeço pela sua publicação, muito boa!! 🙌🙏
Infelizmente ainda não achei algo seguro com respaldo bíblico para ajudá-la prometo se achar seguro estarei publicando aqui. Obrigado pelo comentário e espero revê-la aqui novamente e não deixe de seguir meu blog e compartilhar com amigos e família.
ExcluirOlá, imagino que foi mencionada por ter influenciado o seu filho herdeiro Roboão que desafortunadamente se desviou da Palavra de DEUS. 2 Crônicas 12: 5, 14 fala que Roboão abandonou o Senhor, por isso Ele também o abandonava, entregando - os a Sisaque.
ResponderExcluirRessalta a importância da escolha no casamento e da mãe e pai que ensinam seus filhos no temor do Senhor. Várias vezes na Bíblia os nomes de mães de reis israelitas são mencionados, pq assim se identifica o caráter do governante e seu governo que influencia tantas pessoas pelas quais é responsável. É em casa que se forma um reino.
Obrigado pelo comentário Suely e espero vê-la novamente aqui no meu blog e não deixe de seguir e compartilhar com seus amigos e familia.
ExcluirGostei muito de aprender um pouco sobre o assunto..
ResponderExcluirObrigado a todos e Deus abençoe sempre 🙏🏽