Separado Para Deus

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Jó, Um Exemplo de Fé e Lealdade a Deus


Homem que morava na terra de Uz, no que é agora a Arábia. (Jó 1:1) Deus disse a respeito de Jó: “Não há ninguém igual a ele na terra, homem inculpe e reto, temendo a Deus e desviando-se do mal.” (Jó 1:8) Isto indica que Jó morava em Uz por volta da mesma época em que seus primos distantes, as 12 tribos de Israel, estavam em escravidão lá na terra do Egito. Já então, José, filho de Jacó (Israel), havia morrido (1657 AEC), depois de ter suportado muitos sofrimentos injustos, mas de ter-se mantido inculpe para com Deus. Moisés não tinha ainda surgido como profeta de Jeová, para conduzir as 12 tribos de Israel para fora da escravidão no Egito. Entre a morte de José e o tempo em que Moisés, pela sua conduta, se mostrou inculpe e reto, não havia nenhum humano com integridade igual à de Jó. Foi provavelmente neste período que ocorreram as palestras entre Jeová e Satanás, envolvendo Jó. (Jó 1:6-12; 2:1-7)
Atribui-se, em geral, a Moisés a escrita do relato das experiências de Jó. Ele pode ter sabido a respeito de Jó quando passou 40 anos em Midiã, e talvez tenha ouvido falar do resultado final feliz para Jó e da sua morte quando Israel estava perto de Uz, próximo do fim de sua jornada no ermo. Se Moisés completou o livro de Jó por volta da época da entrada de Israel na Terra da Promessa, em 1473 AEC (provavelmente não muito depois da morte de Jó), isto situaria a época da provação de Jó por volta de 1613 AEC, porque Jó ainda viveu 140 anos depois de sua provação. (Jó 42:16, 17). 
Jó era parente de Abraão, sendo ambos descendentes de Sem. Embora não fosse israelita, Jó era adorador de Jeová. Era “o maior de todos os orientais”, possuindo grande riqueza. Sua família consistia em sua esposa, sete filhos e três filhas. (Jó 1:1-3) Ele realizava conscienciosamente os deveres de sacerdote em benefício da sua família, oferecendo sacrifícios a Deus em favor deles. (Jó 1:4, 5). 
Jó era figura de destaque no portão da cidade, respeitado até mesmo pelos homens idosos e pelos príncipes. (Jó 29:5-11) Ele atuava como juiz imparcial, executando a justiça como defensor das viúvas, e era como que um pai para os meninos órfãos de pai, para os aflitos e para aqueles que não tinham ajudador. (Jó 29:12-17) Ele se mantinha livre da imoralidade, do ganancioso materialismo e da idolatria, e era generoso para com os pobres e os necessitados. (Jó 31:9-28). 
Integridade de Jó. A integridade de Jó para com Jeová foi desafiada por Satanás. Então Jeová, com confiança nesta integridade e conhecendo Sua própria capacidade de recuperar e recompensar Jó, permitiu que Satanás testasse a integridade de Jó até o limite, mas não permitiu que Satanás matasse Jó. Embora Satanás, por vários meios, tirasse primeiro o gado e os servos de Jó, e depois os filhos dele (Jó 1:13-19), Jó nunca acusou Deus de insensatez ou de proceder errado. Nem se desviou de Deus, mesmo quando pressionado por sua própria esposa e por outros. (Jó 1:20-22; 2:9, 10) Falou a verdade sobre Deus. (Jó 42:8) Aceitou a repreensão por estar ansioso demais de se declarar justo e por deixar de vindicar a Deus (Jó 32:2), e admitiu seus pecados perante Deus. (Jó 42:1-6). 
Jeová amava Jó. No fim de seu proceder fiel sob provação, Deus constituiu Jó em sacerdote para seus três companheiros, que haviam discutido com ele, e Deus restabeleceu Jó na sua condição anterior. Ele de novo veio a ter uma família excelente (evidentemente com a mesma esposa) e o dobro das riquezas que antes possuíra. Todos os seus parentes e antigos associados vieram novamente apresentar-lhe seus respeitos, e trazer-lhe presentes. (Jó 42:7-15) Ele viveu para ver quatro gerações de filhos e netos. (Jó 42:16). 
Por meio do profeta Ezequiel, Deus apontou Jó como um exemplo de justiça. (Ezequiel 14:14,20) Ter ele suportado pacientemente o sofrimento é apresentado como exemplo para os cristãos, e seu feliz resultado é indicado como algo que magnifica a afeição e a misericórdia de Jeová. (Tiago 5:11) O relato de sua experiência provadora é de grande conforto e revigoramento para os cristãos, e muitos princípios bíblicos são destacados e esclarecidos pelo livro que leva o seu nome.




Abraços e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

Neander Silvestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário