Separado Para Deus

terça-feira, 26 de julho de 2016

Bithiah, Mãe Adotiva de Moisés


Pessoal achei muita coisa sobre Bithiah porém, muitas coisas não batiam, pesquisei no Hebraico, no Midrash, no Cristianismo, no Islã, em culturas populares mais cada um dizia uma coisa e não tinha fundamento pelo menos é o que eu acredito, então, tirei base na Bíblia Ilumina Gold. Me perdoem se ficar a desejar mais, estou disposto a sugestões de informações sobre essa personagem que obteve um papel importante em nossas vidas. 
Literalmente, "filha de Yah", foi um egípcio da princesa, e uma filha de Faraó, de acordo com a tradição hebraica. Embora o nome do seu pai não é afirmado na Bíblia Hebraica, ela é dito por Rabbinic Midrash ser a filha de uma dos  Faraó do êxodo. A Bíblia e Midrash ambos afirmam que ela era a mãe adotiva de Moisés, depois de ter tirado ele do Nilo e deu-lhe o seu nome, que em hebraico significa "tirado" (Êxodo 2:10).
No relato bíblico, a filha de Faraó, que resgatou Moisés não é nomeado. A filha de Faraó chamado Bithiah é mencionado em I Crônicas 4:18 . O Midrash identifica os dois como a mesma pessoa, e diz que recebeu seu nome, literalmente, "filha de Yah" (Yah sendo uma forma de YHWH, que muitas vezes é prestado em Inglês como "Lord" que é Senhor), por causa de sua compaixão  piedade em salvar o bebê Moisés. 
Relaciona-se ( Levítico 1: 3) como Deus disse que vai levá-la e chamá-la de filha de YHWH (que é o que "Bithiah" significa), porque ela tomou uma criança não o seu próprio, e chamou-o seu filho (Moisés pode significar "criança" em egípcio).
O Midrash também retrata como uma mulher piedosa e dedicada, que iria se banhar no Nilo para limpar-se da impureza do Egito idólatra. Ela é mencionado em 1 Crônicas 4:18, como sendo a esposa de Mered da Tribo de Judá , que é identificado no Midrash como Calebe , um dos Doze Espias . O Midrash ( Êxodo 18: 3) também registra que ela não foi afetada pelas 10 pragas, e foi o único primogênito do sexo feminino do Egito a sobreviver à praga final .
Espero que possa ter ajudado a vocês conhecerem mais uma mulher que se destacou na história bíblica.



Abraços e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

Neander Silvestre.

5 comentários:

  1. Ótimo Muinto Bom Mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Espero revê-lo mais vezes aqui com seus comentários. E não deixe de seguir meu blog. Que Deus abençoe a sua vida. Abraços e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
  2. Que interessante, estava a procura de saber como base na bíblia se ela se entregou a Deus na hora da morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico feliz em saber que pude ajudá-lo. Espero revê-lo mais vezes aqui com seus comentários. E não deixe de seguir meu blog. Que Deus abençoe a sua vida. Abraços e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
  3. Será guê foi tenho minhas dúvidas

    ResponderExcluir