Separado Para Deus

terça-feira, 26 de julho de 2016

Boaz


É Primavera. As atividades na eira perto de Belém estão a todo vapor. Os trabalhadores tiveram um longo dia. O aroma dos cereais recém-torrados indica aos trabalhadores famintos que está na hora de comer. Cada um usufruirá os frutos de seu trabalho.
Boaz, um fazendeiro rico, come e bebe até ficar satisfeito, e descansa ao lado de um grande monte de cereais. No fim do dia de trabalho, cada homem procura um lugar aconchegante para descansar. Satisfeito, Boaz se cobre e adormece.
À meia-noite, Boaz acorda tremendo de frio. Não é para menos, pois alguém descobriu seus pés de propósito e se deitou bem ali! Ele não reconhece quem é porque está escuro. Por isso, pergunta: “Quem és?” Uma mulher responde: “Sou Rute, tua escrava, e tens de estender a tua aba sobre a tua escrava, visto que és resgatador.” — Rute 3; 1-9.
Sozinhos, os dois conversam no escuro. Não é comum uma mulher ir a uma eira. ( Rute 3:14) No entanto, a convite de Boaz, Rute permanece deitada aos seus pés até pouco antes do amanhecer, quando ela se levanta e vai embora para evitar críticas infundadas.
Trata-se de um encontro romântico? Será que o rico senhor idoso foi astutamente seduzido por Rute, uma viúva jovem e pobre de um país pagão? Ou estaria Boaz se aproveitando das circunstâncias e da solidão de Rute naquela noite? A resposta a essas perguntas está muito relacionada com a lealdade e o amor a Deus. E os fatos também são muito comoventes.
Mas quem é Rute? Quais são seus objetivos? E quem é o rico Boaz? Veja abaixo o desfecho dessa história.

O Casamento Improvável de Boaz e Rute
Proprietário de terras, de Belém, de Judá, “homem poderoso em riqueza”, de cerca do século 14 A.C. (Rute 2:1) Boaz era filho de Salma (Salmom) e de Raabe, e pai de Obede. (Mateus 1:5) Foi um elo na linhagem familiar do Messias, o sétimo na linhagem de descendência de Judá. (1 Crônicas 2:3-11; Lucas 3:32,33) Como ocorreu este desenrolar incomum de eventos, permitindo que Boaz fosse incluído na genealogia de Jesus, acha-se preservado para nós no livro de Rute. 
Boaz tinha um parente chegado de nome Elimeleque, o qual faleceu, junto com seus dois filhos, sem deixar herdeiro masculino. Das viúvas dos dois filhos, uma, Rute, manteve-se apegada à viúva de Elimeleque, Noemi. Era a época da colheita, e Rute respigava “por acaso” no campo pertencente a Boaz. (Rute 2:3) Ora, Boaz era um verdadeiro judeu, adorador devoto de Jeová. Ele não somente cumprimentava seus ceifeiros com a saudação “Jeová seja convosco”, mas, depois de observar a lealdade de Rute para com Noemi, ele também disse a ela: “Jeová recompense teu modo de agir e haja para ti um salário perfeito da parte de Jeová.” (Rute 2:4, 12) Quando Rute relatou estas coisas à sua sogra, Noemi exclamou: “Bendito seja ele por Jeová . . . Ele é um dos nossos resgatadores.” (Rute 2:20) Além disso, quando a colheita terminou, Noemi explicou a Rute o modo costumeiro de trazer este assunto à atenção de Boaz. Quando Boaz dormia na sua eira, acordou encontrando Rute deitada junto aos seus pés descobertos, pedindo que ele resgatasse a propriedade de Elimeleque pelo casamento levirato.  Rute substituiria Noemi, a qual estava além da idade de ter filhos. Sem perder tempo, Boaz, na manhã seguinte, convocou outro parente ainda mais próximo, mas este, chamado na Bíblia apenas de Fulano, negou-se a acatar o arranjo divino. Boaz, porém, fez isso prontamente e tomou Rute por esposa, com a bênção do povo da cidade. Ela deu-lhe um filho chamado Obede, avô do Rei Davi. — Rute 3:1-4:17.
Em todo o relato, desde sua primeira saudação bondosa aos trabalhadores, até aceitar a responsabilidade de preservar o nome da família de Elimeleque, observa-se que Boaz era um homem notável — um homem de ação e de autoridade, o qual, ainda assim, tinha bom autodomínio, fé e integridade, sendo generoso e bondoso, moralmente casto, e plenamente obediente, em todos os sentidos, aos mandamentos de Jeová.




Abraços e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

Neander Silvestre

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Samuel pelo comentário. Fico feliz em saber que você gostou... Espero ver mais comentários seus aqui no meu blog e por favor não deixe de seguir e compartilhar... que Deus abençoe sua vida.

      Excluir