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Caim e Abel
protagonizam a história mais enigmática da bíblia. Caim e Abel nasceram após a
queda e expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden.
Estavam portanto
bem no início da história da humanidade. Eles possuíam cerda de 100 a 130 anos
de idade, quando Caim matou abel.
No livro do
Gênesis 4.1-18, não é explicado por que inicia a prática do sacrifício com
o objetivo de Adoração.
Muitos
estudiosos afirmam que a oferta de Caim não foi aceita porque não envolvia
derramamento de sangue; mas o capítulo 4 de Gênesis não dá nenhuma indicação de
que Caim e Abel achegaram-se a Deus naquele momento para pedir perdão por seus
pecados.
A Oferta de Caim e Abel
As ofertas de Caim e Abel eram atos voluntários
de adoração. Pelo sistema antigo de sacrifícios de Israel, Deus abençoava tanto as ofertas de cereais como o sacrifício de
animais (Levíticos 6.14-23).
"E
aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao
SENHOR." Gênesis 4:3
Entretanto, a
oferta de Caim foi inferior a de Abel porque a motivação de Caim não era boa.
Caim e Abel, Duas Dispensações
Caim trouxe da
terra, do seu trabalho, do seu suor, do seu esforço, da sua cultura, do seu
arado, da sua produção, da sua tecnologia, da sua capacidade de intervir nos
processos da natureza, produzindo uma cultura própria, fruto de um trabalho
pessoal, produto de uma concepção mental.
Ele trouxe uma
oferta do melhor que possuía. O melhor que seu esforço produziu. O melhor que a
sua inteligência pôde arquitetar, aquilo que sua arte pôde alcançar, o
resultado do seu esforço.
Abel porém
trouxe das primícias do seu rebanho. Agradou-se o Senhor da oferta de Abel, mas
da oferta de Caim não se agradou o Senhor. Não há uma explicação clara para tal
fato.
"E
Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e
atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta." Gênesis 4:4
"Mas
para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e
descaiu-lhe o semblante. Gênesis 4:5
A atividade de
cuidar de rebanhos é um tanto trabalhosa, porém levando essa atividade para o tempo
em que se encontravam Caim e Abel, percebemos que a função de pastor de
ovelhas, da época, era uma atividade de vigiar e observar as ovelhas.
Voltava-se para
guiá-las aos locais onde havia água e pastos verdes. Oferecia proteção dos
animais ferozes e não deixava que os instintos dos rebanhos, se voltassem
contra eles próprios.
A atividade de
pastor, no tempo de Caim e Abel (nos primórdios do mundo), não exigia muita
qualificação para ser feita.
Ser pastor era
antes de mais nada, oferecer, para as ovelhas, daquilo que a própria natureza
já dispunha, sem a necessidade de uma árdua intervenção humana, que demandava
muito esforço.
A Oferta de Caim - Sacrifício Humano
A oferta de Caim
se constitui então do resultado de muito esforço humano. Era um trabalho muito
dispendioso a agricultura primitiva. Muito arado, muito suor, muita ralação,
bolhas e calos nas mãos.
E Caim ainda
tinha que aprender, imaginar, desenvolver e aplicar o seu conhecimento no
plantio e cultivo da sua produção agrícola. Exigia muita intervenção de Caim
nos processos do seu trabalho.
Caim colhe, com
confiança, da sua produção, fruto do seu muito esforço, e traz uma oferta para
Deus. Uma oferta que mostrava a sua capacidade de intervir na natureza e nos
processos de causa e efeito.
A oferta de Caim
trazia em si o valor da estética, a beleza de um arranjo vegetal lindo! Um
altar vegetal, com muitas frutas e legumes multicoloridos.
O encantamento
visual deste tipo de altar é algo espetacular! Sem falar no cheiro suave destes
produtos frescos. Os melhores da sua cultura.
A oferta de de
Caim é a oferta do esforço, da confiança no seu trabalho, em uma tentativa de
seduzir a atenção divina, pelo uso da estética visual.
A Oferta de Abel Aponta Para a Graça
Abel, entretanto
traz para Deus uma oferta das primícias do seu rebanho. Uma oferta de sangue,
oferecendo algo que a própria natureza já quase que por si só havia criado. Uma
oferta que mostrava a sua incapacidade.
A Oferta de Abel
traz o contraste sanguinolento e feio de um animal degolado e o sangue
escorrendo e lavando todo o altar.
A oferta de Abel
faz uma afirmação implícita de que havia a necessidade de um substituto, que
fosse vicarizado e pagasse pelo pecado do ser humano. Pois sem isso, não se
podia agradar a Deus e nem haver uma autojustificação.
A oferta de Abel
aponta para a fé, o descanso e a confiança em Deus.
Caim e as Religiões
A oferta de Caim
representa as religiões da terra, que buscam a justificação por meio de um
esforço meritório. Essas religiões buscam uma obra, um sacrifício, um
sofrimento auto-imposto para a sua própria justificação.
Já Abel ofereceu
um sacrifício que carregava a semente do cordeiro que foi imolado antes da
fundação do mundo. Este cordeiro foi materializado na crucificação de Jesus.
"Pela
fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou
testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela,
depois de morto, ainda fala." Hebreus 11:4
Aquele
sacrifício que não exigiu tanto esforço humano, já mostrava que a justificação
só se alcança pela fé. Somente pela fé se pode agradar a Deus. Isso não vem de
nós, como Caim pensou, mas é dom de Deus.
Para o Deus de
Abel não há estética, não há obras de justificação, há somente sangue. Pois o
sangue de um inocente foi necessário para tomar o nosso lugar, afim de trazer a
pacificação de Deus com a humanidade.
Assim, Deus está
pacificado com o Mundo. Hoje é possível agradá-lo, porém ao trazer sua oferta
de louvor, lembre-se que não é por seu merecimento, mas é pelo sangue e somente
pelo sangue de Jesus que podemos à ele se chegar.
Abraços e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.
Neander Silvestre
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