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Filho de Abraão com Agar, significado do seu nome "DEUS OUVE- ESCUTA" escrava
egípcia de Sara; nascido em 1932 AEC, seu pai tendo 86 anos
naquela época. (Gêneses 16:1-4, 11-16).
Quando foi
informado de que Sara também teria um filho de quem proviriam “reis de povos”,
Abraão suplicou a Deus em favor de seu primogênito: “Se Ismael tão-somente vivesse diante
de ti!” A resposta de Deus, depois de declarar que o futuro filho dele, Isaque,
seria o herdeiro do pacto, foi: “Quanto a Ismael, eu te ouvi. Eis que vou
abençoá-lo e fazê-lo fecundo, e vou multiplicá-lo muitíssimo. Ele produzirá
certamente doze maiorais, e eu vou fazer dele uma grande nação.” (Gêneses 17:16, 18-20) Ismael foi então
circuncidado, aos 13 anos, junto com seu pai e os servos deste. (Gêneses 17:23-27).
Um ano
depois, nasceu Isaque; Ismael tinha
então 14 anos. (Gêneses 16:16; 21:5) Cinco anos depois, em 1913 AEC, no dia
em que Isaque foi desmamado, Ismael foi
pego ‘caçoando’ de seu meio-irmão mais novo. (Gêneses 21:8, 9) Não se tratava duma inocente
brincadeira de criança por parte de Ismael. Antes, conforme
subentendido pelo versículo seguinte do relato, poderia estar envolvida uma
zombaria para com Isaque a respeito da condição de herdeiro. O apóstolo Paulo
diz que tais eventos eram um “drama simbólico” e mostra que os maus-tratos
infligidos a Isaque pelo meio egípcio Ismael eram uma perseguição. Assim
sendo, isto era o começo dos preditos 400 anos da aflição de Israel, que
terminaram com a sua libertação da escravidão egípcia em 1513 AEC. —(Gálatas 4:22-31;Gêneses 15:13; Atos 7:6; veja Isaque).
A zombaria
da parte de Ismael para
com Isaque resultou em ser ele próprio e sua mãe despedidos da casa de Abraão,
mas não sem provisões para a sua jornada. Abraão “tomou pão e um odre de água,
e deu-o a Agar, pondo-o nos ombros dela, e o menino, e então a despediu”. (Gêneses 21:14) Alguns têm interpretado isto como
significando que Ismael,
já então com 19 anos, também foi colocado sobre as costas de Agar, e, deveras,
é assim que rezam algumas traduções. (BJ; LXX de Bagster) Certos peritos, porém,
consideram a frase “pondo-o nos ombros dela” como sendo apenas parentética,
inserida para mostrar como o pão e a água foram transportados, e, sendo assim,
se esta frase for colocada entre parênteses, ou separada por vírgulas, remove-se
tal dificuldade. Os professores Keil e Delitzsch asseveram que a expressão “e o
menino” depende do verbo principal da sentença, “tomou”, e não do verbo “deu”,
ou da palavra “pondo”. Esta ligação de “menino” com “tomou” é feita pela
conjunção “e”. A idéia, portanto, é a seguinte: Abraão tomou pão e
água, e deu-os a Agar (colocando-os sobre os ombros dela), e tomou o menino
e também o deu a ela. (Comentário Sobre
o Velho Testamento), 1973, Vol. I, O Primeiro Livro de Moisés, pp. 244,
245.
Agar, pelo
que parece, perdeu-se no ermo de Berseba, e, assim, quando a água acabou e Ismael ficou exausto, “ela
lançou o menino debaixo de um dos arbustos”. (Gêneses 21:14, 15) Esta expressão “lançou o menino”
não significa que Ismael fosse
um bebê de colo. A palavra hebraica yé·ledh (criança) não se refere necessariamente a
uma criancinha, mas é muitas vezes aplicada a um adolescente ou rapaz. Assim,
foi dito a respeito do jovem José (com 17 anos na ocasião) que ele foi
vendido como escravo sob os protestos de Rubem: “Não pequeis contra o menino [vai·yé·ledh].”
Lameque também falou de “um jovem [yé·ledh]” como o tendo ferido. (Gêneses 42:22; 4:23); veja também (2 Crônicas 10:8).
O gesto de
Agar ‘lançar’ o menino tampouco implica que ela o carregava nos braços ou nas
costas, embora evidentemente escorasse seu filho cansado. Ela aparentemente
retirou subitamente seu apoio, como fizeram aqueles que trouxeram coxos e
enfermos a Jesus e “quase que os lançavam aos seus pés”. (Mateus 15:30).
Em harmonia
com o significado do nome de Ismael,
“Deus ouviu” seu clamor por ajuda, forneceu-lhe a água necessária e permitiu
que vivesse e se tornasse um arqueiro. Como habitante nômade do ermo de Parã,
ele cumpriu a profecia que dizia a seu respeito: “Tornar-se-á uma zebra de
homem. Sua mão será contra todos e a mão de todos será contra ele; e residirá
diante da face de todos os seus irmãos.” (Gêneses 21:17-21; 16:12) Agar encontrou uma esposa egípcia para seu
filho e este, com o tempo, gerou 12 filhos, maiorais e chefes de família da
prometida “grande nação” de ismaelitas. Ismael também tinha, pelo
menos, uma filha, Maalate, que se casou com Esaú. (Gêneses 17:20; 21:21;25:13-16; 28:9); veja Ismaelitas.
Com 89
anos, Ismael ajudou Isaque a
enterrar Abraão, pai deles. Depois disso, viveu por mais 48 anos, morrendo em
1795 AEC, com 137 anos. (Gêneses 25:9, 10, 17) Não há registro de Ismael ter sido sepultado na
caverna de Macpela, o local de sepultamento de Abraão e Isaque, junto com as
esposas deles. (Gêneses 49:29-31).
Deus reescreveu a história de
Ismael por amor a Abraão e assim tem feito pelos séculos dos séculos. Todo
aquele que reconhece Jesus como o Filho de Deus e único Salvador, tem sua
história pessoal reescrita, Deus muda o rumo de sua vida e isso acontece não
por causa de nossos belos olhos, mas por amor a Jesus. A salvação tem Dono e é
Jesus Cristo.
Neander Silvestre
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