Separado Para Deus

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Tiago Apóstolo O Menor, Filho de Alfeu.


Tudo o que se sabe de concreto sobre esse apóstolo Tiago é que seu pai se chamava Alfeu (Mateus 10:3; Atos 1:13). O pai do apóstolo Mateus também é identificado pelo nome de Alfeu, mas não é possível provar que se trata da mesma pessoa, o que resultaria no fato de ambos os apóstolos serem irmãos. 
Tiago, o menor, era irmão de José, Simão e Judas (não o Iscariotes) e o nome de seu pai era Alfeu. Seu pai também era chamado Cléopas e era um dos discípulos com quem Jesus andou no caminho a Emaús (Lucas 24:13-18). A mãe de Tiago, Maria, era provavelmente o outro discípulo com quem Jesus andou no caminho a Emaús, uma vez que estava presente na crucificação (Marcos 15:40). Parecia improvável que Cléopas a deixaria em Jerusalém e iria para casa sozinho. (Compare Marcos 15:40 e João 19:25
Esse Tiago era quase que certamente primo do Senhor Jesus. Referem-se a ele como irmão de Jesus (Gálatas 1:19, Marcos 6:3 e Mateus 13:55). Não era incomum primos serem chamados de irmãos em seus dias e provavelmente ele não poderia ser um irmão de Jesus da forma como pensamos de irmãos, porque parece que suas mães eram diferentes (João 19:25). Suas mães eram irmãs (João 19:25) ou provavelmente meias-irmãs visto que o nome de ambas era Maria. Tinham também pais diferentes. Jesus era considerado filho de José o carpinteiro, enquanto que Tiago era filho de Alfeu. 
Tiago, o menor, é o autor do livro de Tiago. É um autor muito prático que ensina constantemente em seu livro que os homens devem praticar o que pregam e que uma profissão de fé que não é acompanhada de boas obras é uma falsa profissão. Sabemos que é esse Tiago que escreveu o livro de Tiago, porque o Tiago irmão de João e filho de Zebedeu foi martirizado muito antes do livro de Tiago ter sido escrito (Atos 12:1). 
Tiago, o menor, tinha um irmão que era um Apóstolo, seu nome era Judas (não Judas Iscariotes) e escreveu o livro de Judas.
Sem dúvida ele é a pessoa identificada pelo evangelista Marcos como “Tiago, o menor” (Marcos 15:40). A expressão “o menor” traduz o grego ho mikros, que literalmente significa “o pequeno”. Essa descrição pode ser em referência a sua estatura ou um indicativo de que ele era mais jovem que o outro apóstolo Tiago.
É possível também que ele seja o discípulo mencionado em Mateus 27:56; Marcos 16:1; e Lucas 24:10. Caso isso realmente esteja correto, então o nome de sua mãe era Maria, uma das mulheres que seguiam o Senhor Jesus e estavam presentes na ocasião da crucificação.
Segundo alguns estudiosos ele foi jogado de um pináculo, ao se levantar, alguns afirmam que recebeu uma martelada no crânio, outros dizem que foi apedrejado até morrer.




Abraços e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

Neander Silvestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário