Separado Para Deus

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Zípora, Esposa de Moisés


Ao ler as poucas passagens bíblicas que relatam quem era Zípora, me deparei como a mulher de um importante líder israelita. No entanto sua historia é muito fragmentada, assim, para conhecê-la é preciso costurar cada parte da leitura para encontrar detalhes de sua identidade. Conhecida como a esposa de Moisés, ela pode ser comparada a tantas mulheres que perdem seu nome e passam a ser conhecidas como filha, esposa ou mãe de alguém.
Zípora, natural da terra de Midiã, filha mais velha de Jetro.
Ao fugir do Egito, Moisés partiu para Midiã, e ali se estabeleceu. Ele estava assentado junto a um poço quando as filhas de Jetro foram ali tirar água para dar ao rebanho de seu pai. Naquela ocasião alguns pastores expulsaram aquelas mulheres, dentre as quais estava Zípora. Então Moisés se levantou, e as defendeu, e deu água ao rebanho de Jetro.
Quando Zípora e suas irmãs chegaram em casa, elas contaram ao seu pai sobre o que Moisés havia feito em favor delas. Então aquele homem mandou que trouxessem Moisés, e este consentiu em morar em sua casa. Foi assim que Jetro lhe deu Zípora como esposa.
Demonstrando sua confiança em Moisés, Jetro lhe oferece hospedagem e sua filha, provavelmente a mais velha devido às tradições da época. Com o casamento e a concepção de dois filhos Gerson e Eliezer, Zípora se entranha ainda mais na história desse homem. Ela acompanha seu marido na volta ao Egito, junto com os propósitos de Deus para com ele.
Êxodo 4. 24 – 26, descreve o Senhor indo ao encontro de Moisés para mata-lo. Zípora de alguma forma sentiu a aflição de seu marido e agindo com ousadia e segurança o livrou da morte, ela age imediatamente, acreditando que a solução seria circuncidar seu filho, pois o mesmo ainda não o era, isso consistia a quebra do pacto abraâmico, uma pratica de obediência a Deus. O texto bíblico não descreve qual era a posição de Zípora no contexto ministerial de Moisés, no entanto em Ex. 4.25 ela age com muita firmeza. Assim posso vê-la, demonstrando seu senso critico e sua sensibilidade de mãe, mostrando mais uma vez ser uma mulher forte e marcante.
Zípora foi obediente ao seu pai, e provavelmente foi uma mulher agradável aos olhos de seu esposo. Durante o período de libertação do povo, ela já não se encontra mais na historia de seu marido, estava junto com seu pai como fala o texto de Ex. 18. Por ser a irmã mais velha, possivelmente ajudou na sustentação de sua família e parentela, ajudando seu pai em sua velhice e demonstrando seu compromisso com suas raízes.

A Intriga Envolvendo a Esposa de Moisés
A Bíblia também fala de um episódio em que Miriã e Arão se levantaram contra Moisés, e o acusaram de ter se casado com uma mulher cuxita (ou etíope). Existe divergência entre os estudiosos acerca da identidade da mulher referida nesse texto (Números 12:1).
Alguns acreditam que essa mulher etíope poderia ser a própria Zípora. Ela era uma midianita, mas que foi designada por Miriã e Arão como cuxita. Cuxe ficasse na região sul do Egito, mas Midiã também incluía a parte noroeste da Arábia, onde habitavam tribos cuxitas. Outros defendem que o texto parece indicar que talvez Zípora já tivesse morrido naquele tempo. Então Moisés supostamente teria se casado novamente, dessa vez com uma mulher etíope. 

Discretamente Zípora se mostra como uma mulher que mesmo sendo conhecida apenas como a esposa de alguém oferece a quem ler, uma história intrigante, de uma mulher de personalidade marcante e viva. Assim como ela, muitas outras mulheres ainda são conhecidas dessa forma quando merecem ser reconhecidas por sua própria história, por seu próprio nome.



Abraços e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

Neander Silvestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário