Separado Para Deus

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Ananias e Safira



A história de Ananias e Safira está relatada na bíblia, no livro de Atos dos apóstolos e relata o contexto da igreja primitiva. Naquele tempo, os cristãos viviam em comunhão e repartiam tudo que tinham. Porém, com este exemplo podemos constatar que o caráter imperfeito das pessoas (egoísmo e ganância), de fato, interfere no ambiente que busca santidade, e incomoda a presença e conduta do Espírito Santo.
De acordo com as escrituras, um certo homem chamado Ananias, junto com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade e reteve parte do preço. A sua mulher também tinha conhecimento sobre a venda e os valores que foram negociados. Ananias levou uma parte e a depositou aos pés dos apóstolos. 
Antes mesmo que dissesse algo, Pedro questionou: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus” (Atos 5:3-5). 
Consta que Ananias, depois de ouvir a advertência de Pedro caiu e expirou. Com isso um grande temor veio sobre todos os que ouviram e viam o ocorrido. Em seguida, vieram moços da comunidade, cobriram o morto, transportaram-no para fora, e o sepultaram. 
Depois de um período de quase de três horas, chegou Safira e, tendo entrado no local, sem saber o que aconteceu, Pedro veio até ela e a perguntou por quanto ela vendeu a propriedade. Como resposta ela disse o mesmo valor que seu marido havia colocado diante dos pés dos apóstolos, ou seja, ela também mentiu. 
Diante da constatação que Safira era cúmplice do egoísmo de Ananias, Pedro da mesma forma que antes, questionou Safira dizendo “Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti” (Atos 5:9).
Imediatamente Safira caiu aos pés de Pedro e da mesma maneira que seu marido veio a falecer. Os moços que outrora sepultaram seu Ananias, entraram no local e achando-a morta, a sepultaram junto de seu marido. Maior ainda foi o temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram e viam estas coisas. Além desses, muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. 
Vale ressaltar que temor não implica necessariamente em “medo” do povo. O sentido de temer a Deus está muito mais vinculado a idéia de ter reverência ao seu poder, constatar a realidade da ação do Espírito Santo e orientação do povo a viver em comunhão. Inclusive, as escrituras sagradas relatam ainda que o povo tinha-os em grande estima, e a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.
Ainda de acordo com as escrituras, o povo transportava os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, curasse alguns deles “E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados” (Atos 5:16).
A Bíblia não diz que Ananias morreu porque não entregou o dízimo e a oferta, mas porque mentiu ao Espírito. Muitos de nós fazemos algumas coisas e, cinicamente, mentimos ao Espírito Santo, porque o nosso  coração ainda não é liberto. Precisamos honrar o Espírito Santo. Quando não entregamos o dízimo e a oferta, estamos mentindo ao Espírito e não ao nosso líder religioso. O infiel, morre e o cúmplice também. Mas, quem enche de dúvida o coração do dizimista? Satanás. Proponha no seu coração não mentir a Deus, não mentir ao Espírito e não ser cúmplice de ladrões. Só o diabo trabalha para alguém não ser dizimista, porque ele sabe que o dizimista é uma ameaça para o inferno, é prejuízo para o reino das trevas. O inimigo encheu o coração de Ananias e Safira para fazer nascer uma geração de enganadores. Se, na época, a comunidade absorvesse o exemplo de Ananias e Safira, entraria, em toda a história da Igreja, o espírito de engano maligno para deixar a igreja pobre. Mas, pelo contrário, quando eles mentiram ao Espírito Santo, toda a comunidade viu a consequência deste pecado, e entrou o temos de Deus. Isso ficou registrado para que a igreja de Jesus não permitisse que o coração se enchesse do conselho do diabo.
A dúvida, o medo e a insegurança são espíritos malignos, conselheiros do inferno na nossa audição para tentar nos tirar do propósito de Deus. Porém, o nosso ouvido está selado para receber a palavra de fé, porque "A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. ( Romanos 10,7). Os seus ouvidos devem ouvir a Palavra de Cristo, palavras ungidas, palavra de fé, de ânimo, de libertação, de zelo, de benevolência.
Assim como o Espírito Santo ministrou consolação pela fidelidade, satanás queria trazer angústia pela infidelidade. Mas, prevaleceu o Espírito Santo do Senhor. Satanás não tem direito de encher o seu coração de engano. Dê um basta nisso! Sele a fidelidade do Senhor no seu coração. Peça perdão ao Espírito Santo por ter pecado e por ter seguido o conselho do inimigo. Declare que você é fiel e aja como um filho legítimo. Decida não fazer história com Ananias e Safira, decida ser fiel e não ser cúmplice do pecado. Una seu coração à fidelidade, aos sinais, prodígios e maravilhas, para que a consolação venha para a igreja, juntamente com a benevolência e a generosidade.



Abraços e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

Neander Silvestre.

2 comentários:

  1. Muito boa a sua interpretação. Obrigada, me ajudou a entender sobre essa história.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Fico feliz que pude lhe ajudar à esclarecer algumas dúvidas. Espero revê-la mais vezes aqui com seus comentários. E não deixe de seguir meu blog. Que Deus abençoe a sua vida. Abraços e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir