Separado Para Deus

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Entrada Triunfal em Jerusalém, o Caminho da Frustração.





Quero falar aqui à respeito de um dia da semana que costa em nosso calendário anual que é o domingo que inicia a "Semana Santa"... Para muitos o domingo de ramos, para nós Cristão, o dia da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém.
Eu diria de mim mesmo e de minhas palavras, de uma Entrada Triunfal para o caminho de frustração.
E sobre o domingo em que Cristo entra em Jerusalém, lugar de representatividade econômica, religiosa, e de poder do império.
O mais interessante do domingo de Ramos, vamos dizer assim, de ler os evangelhos que contam o relato da peregrinação de Jesus até sua entrada, é ser profundamente moído, confrontado, e perturbado pela sua forma, novamente, pela maneira de comunicar verdades eternas e imutáveis.
Havia um descontentamento com o Império romano e isso era uma realidade, impostos altos, juros, pobreza, desigualdade, viúvas, enfermos, estrangeiros estavam abandonados, o povo não se sentia representado por um governo tão poderoso, rico, mas tão tirano, tão injusto, e opressor. Haviam muitas expectativas de diversas classes da época, acerca da vinda do Messias, o que era comum a maioria delas é que esse Messias viria para libertar o povo da situação política, libertaria o povo das mãos do império, e em semelhança, retiraria o povo da escravidão do Egito para uma terra de paz, e prosperidade, isso rondava o imaginário da época.
O que muitos não esperavam era que esse tal Messias frustraria todas as expectativas.
Sim, Cristo frustrou e frustrará os que colocaram, e ainda colocam suas expectativas em partidos políticos, ou que fizeram de políticos seres ideológicos.
Cristo frustrou e frustrará os que achavam que o Messias viria pra governar um trono, assumir uma presidência, e estabelecer a ordem de novo, em meio a um governo nesta terra.
Sim Cristo comunicou a esses que o Trono Dele, é grande demais para caber em projetos políticos tão pequenos, sujos que nós seres humanos tramamos. Ele comunicou em sua entrada em Jerusalém que seu reino havia chegado, mas, que não totalmente. O que Ele estava fazendo era abrir um caminho, o caminho para o reino da Cruz, da renuncia, do amor aos despossuídos da época, os desvalidos na porta do templo. Ele comunicou a estes que fizeram de um presidente suas expectativa de redenção e mudança, que eles precisam derrubar seus altares para que seus ídolos venham realmente cair, pois no reino de Deus só pode haver uma coroa e ela já tem dono, o Próprio DEUS.
Meus amigos, não fiquem tristes, Deus comunica em sua humilde entrada, que o caminho Dele é o oposto ao que você tem esperado e desejado. Desculpe-me informar, mas não é o caminho do sucesso, do dinheiro, das grandes empresas, do capital... Não, o mundo não está cima de tudo: as pessoas estão acima do mundo, pois, Deus não fez as coisas a sua imagem e semelhança, Ele fez os seres humanos! Tudo possui as digitais de Deus, mas é palco para que nós possamos desenvolver com excelência esse caminho de ser reflexo dessa imagem. O mundo é só mais um chão, dentro todos outros, aonde Cristo precisa ser verdadeiramente glorificado, e não envergonhado, por políticos que usurparam, aparelharam a fé cristã em nome do poder.
Para você que está achando que Jesus então é o cara da revolução, que pegou em armas em nome da justiça, que lutou pelo bem do povo, que mobilizou as massas para a tomada de poder, você também será frustrado, sinto lhe dizer.
Jesus frustrou os Zelotes da época, pois sabia que também era pequeno demais todo senso de justiça bradado da boca dos partidários da resistência. Sim, meus amigos, Deus não só frustrou mas continua frustrando aqueles que fizeram da figura de Jesus, à semelhança de um deus que não o conduz a vida eterna e sim a morte eterna. Sim Deus frustra os que tentaram “convencer” Jesus que Ele precisaria derrubar o império romano, pois era um império injusto, dominador e verdadeiramente opressor. Deus não veio montado em um cavalo, com espadas nas mãos, como era comum para alguém que viesse declarar guerra a outro povo.
Antes veio calmo, tranquilo e sereno, nos galopes lentos e torto de um jumentinho, veio comunicar a paz de Deus, que é tão pleno, grande, e verdadeiramente justo, bom e belo, que aprenderemos e acessaremos isso no caminho, no mesmo que Ele inaugurou, em prol do Serviço do Reino de Deus! Antes de querer assumir algum trono, destrone-se, jogue suas coroas fora, curve-se diante da verdadeira majestade, do verdadeiro Messias, d'Aquele que de fato libertou todos nós pois era e é - a verdade.
Minha oração é que você esteja profundamente frustrado com tudo e com todos, que você que está sem esperança porque está debaixo de um governo confuso, sujo, sem diálogo, grite por socorro a quem pode nos socorrer, Hosana, Hosana, Hosana nas alturas, bendito é o Rei que vem montado num jumento frustrando as expectavas triunfalistas de todos. Para você que achava que o trono era a solução para a resolução dos problemas humanos, grite socorro, grite Hosana, Hosana, Hosana nas alturas, bendito é o Rei que vem para verdadeiramente reinar sobre tudo e todos de forma Justa e Plena e Sábia.
É momento de nos arrependermos, de dobramos nossos joelhos, e reconhecermos que nossas expectativas estavam distantes das de Jesus, que construímos outros altares no lugar de Jesus.
É hora de derrubarmos todos os ídolos, é hora de assumirmos o caminho inaugurado por Ele...
Pois para nós Cristão, humildade e serviço não é opção, é vocação! 
Que você possa responder a voz do Mestre que chama, sirvam a todos sem medidas, que a única medida seja o Amor! Exclusivamente o AMOR.



Abraços e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

Neander Silvestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário